domingo, 14 de agosto de 2016

O PODER LOCAL DEMOCRÁTICO: FRUTO DE ABRIL



Realçar o processo de afirmação popular e democrático que conduziu à demissão das autarquias do fascismo e levou à instalação de comissões administrativas é o objectivo da quinta edição dos Cadernos Poder Local, uma colecção editada pela revista desde o ano passado. Na iniciativa de lançamento realizada no Espaço Memória, no Barreiro, no dia 5 de Maio, participaram Carlos Humberto de Carvalho, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Jorge Cordeiro, director da Poder Local, Joaquim Matias, da Comissão Administrativa do Barreiro, e Graça Gonçalves, da Poder Local.
A iniciativa decorreu um dia antes dos 42 anos da tomada de posse da Comissão Administrativa do Barreiro. Carlos Humberto de Carvalho salientou o facto de ter sido no Barreiro que se formou a primeira Comissão Administrativa após o 25 de Abril de 1974. “Foram tempos heróicos em que foi preciso meter mãos à obra”, referiu. Joaquim Matias recordou momentos da criação da Comissão Administrativa do Barreiro e falou da “solidariedade, amizade e cumplicidade" entre os membros da comissão administrativa, "que ainda hoje perdura”.
O director da Poder Local, Jorge Cordeiro, salientou o “período pujante de intervenção popular” e a sua ligação ao trabalho das comissões administrativas. Simultaneamente, deu nota do contributo e influência das comissões administrativas na criação de leis e do modelo de Poder Local que a Constituição da República consagra. “O Poder Local que temos hoje é inspirado nas dinâmicas que se moldaram com as comissões administrativas – a colegialidade, a participação, a pluralidade”, frisou.
Graça Gonçalves referiu que, a par do registo histórico, este Caderno é também uma homenagem a todos os que contribuíram para a instituição do poder local democrático. Salientou que os testemunhos recolhidos de norte a sul revelam aspectos da “criação e progresso que travaram o atraso em que Portugal estava mergulhado” e, acrescentou, "por isso este trabalho é tão inspirador para as gerações que nasceram após a Revolução dos Cravos".
cadernoPoderLocal
Caderno lançado no Espaço Memória do Barreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário